A parte que não fiz

Texto base: Hebreus 12.12 – “Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes”. (Hebreus 12:12)
 
Qual o propósito da palavra de Deus em nossas vidas, senão a transformação? O profeta Isaías nos revela que “todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas, serão niveladas”. (Isaías 40:4).
 
 
Essa transformação vem pela Palavra de Deus.  Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Mas tem horas que nos pegamos questionando o trabalho de Deus em nossas vidas. Se o proposito de Deus é aplainar o nosso caminho, então, como Deus tem aplainado ou transformado a sua vida?
 
 
Você tem desfrutado do melhor de Deus?
Pense em todas as áreas da sua vida: casamento, trabalho, com sua família, nas suas finanças. Quando falamos em dinheiro, então, você pensa: - pastor, mas o Brasil está em crise, então, é normal que passemos por dificuldade.
 
 
Contudo, Deus pode lhe fazer prosperar mesmo na dificuldade, mesmo na crise.
Com essas afirmações, quero levar você a refletir que existe algo ou algumas coisas que nos impedem de desfrutar do melhor de Deus.
 
 
A parte que deixamos de fazer é também o que nos impede de ter acesso ao melhor de Deus.
"Façam caminhos retos para os seus pés", para que o manco não se desvie, mas antes seja curado", diz o autor de Hebreus  no capítulo 12, verso 13.
 
 
Então lhe pergunto,  por onde você tem andado? Se o Senhor quer nos transformar se Ele tem interesse em aplainar a nossa vida, nosso caminho, então por onde você tem andado? Qual o caminho que o Senhor tem que aplainar na sua vida.
 
 
Antes do milagre acontecer em nossas vidas é necessário aplainar o caminho.
Para que o milagre venha sobre nossa vida devemos tomar algumas atitudes antes. Em Hebreus 12.1, parte b, diz "Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta".
 
 
Ou seja, para que o milagre venha, a gente também tem que nos livrar do que nos atrapalha. Essa é a parte que nós não fizemos. Por isso muitas vezes o milagre não acontece.
Livre se de tudo de 100% do que lhe atrapalha.
No milagre da ressureição de Lázaro, em João 11, Jesus pediu para que removessem a pedra. Se você não remover a sua pedra o milagre não virá.
 
“Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus” . 1 Coríntios 3:9
A Bíblia diz que somos lavoura de Deus. Você é uma terra fértil ou infértil?
 
 
Temos que entender que o milagre transforma, mas temos que cooperar com o milagre, fazer a nossa parte.Ou seja, temos nossa parte de responsabilidade nisso. Deus é poderoso para fazer o milagre acontecer, mas você precisa remover tudo o que lhe atrapalha. Quem não coopera, atrapalha.
Qual tem sido a sua cooperação para que o milagre de Deus aconteça?
 
 
Vamos ver alguns princípios que temos que ter, algumas atitudes para cooperar com milagre de Deus:
 
1- Jamais reaja sobre impulso. Lei da ação e reação.
Sempre há dois caminhos. Ou você adora ou você murmura. Não tente entender tudo, pois tudo tem um propósito de Deus na sua vida. Apenas entenda que Deus é soberano.
 
Às vezes queremos viver blindados para nada nos atingir. Isso é impossível nos somos vulneráveis. Mediante tudo isso, qual a parte que não temos removido de nossas vidas?
 
Às vezes você está há 10, 20 anos na igreja e parece que existe uma placa de religiosidade em você. Mas você é ser humano como todos, estamos sujeito a chuva a frio a calor a todo. O ímpio morre, o justo morre, mas na jornada da vida eu tenho que me livrar de tudo que me atrapalha e cooperar com Deus em todas as coisas.
 
 
Nós somos lavoura de Deus, edifício de Deus, jamais culpe a Deus ou transfira responsabilidade. A gente diz: - culpado é Deus, Ele se esqueceu de mim. Mas isso não é verdade.
 
 
2º princípio: não se deixe enganar de Deus não se zomba
 
Se Deus tem mandado você retirar a pedra é porque você tem condições. Você pode tirar a pedra. Veja algumas pedras que temos que remover:
 
 
No casamento, às vezes precisamos de paciência. A pedra do orgulho da impaciência. Aprenda a sua humilhar. Às vezes o Senhor está falando com você a tanto tempo, mas você continua não removendo a pedra, não fazendo a sua parte.
Remover a pedra é lidar com tudo aquilo que cheira mal e vai ter certas pedras que vamos remover que vai cheirar mal. Têm pessoas que não querem se esforçar, fazem corpo mole. Removera pedra da preguiça. Orar, ler a Bíblia, jejuar, não preguiça.
 
 
Precisamos remover a pedra do consumismo, isso é falta de domínio próprio. Você tem que viver feliz com o que você tem.
Cuidado também com a frieza, especialmente espiritual. Você é uma pessoa fria?
Pensa no seu relacionamento familiar? Tem gente que não dá nem bom dia, boa tarde.
 
 
Prepare o caminho para o milagre chegar. Remover as pedras, fazer a parte que não fiz é isso, tirar do caminho o que nos impede de fazer o milagre chegar.
A pedra não se remove sozinha, por isso precisamos de alguém para nos ajudar a remover essa pedra. Essas pessoas são nossos líderes, os discipuladores, conte com eles.
 
 
Vejam as chaves para alcançar o milagre:
- permanecer crendo
- agradecer adorando ao Senhor
 
 
Em João 12.9 “Enquanto isso, uma grande multidão de judeus, ao descobrir que Jesus estava ali, veio, não apenas por causa de Jesus, mas também para ver Lázaro, a quem ele ressuscitara dos mortos”.
 
Quando você “remover suas pedras”, as pessoas vão crer em Jesus, através de você, pelos milagres que surgirem na sua vida. Elas virão atrás de você para verem o que Deus fez na sua vida.
 
Seja responsável, faça sua parte, remova suas pedras e o milagre virá.
_______________________________
 
Confira a palavra na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=HAcc4Bt5bD4
 
Por: Pastor Marcos Orati