Força que brota da fraqueza CULTO 08/05/2016

momento santa ceia

 
 
No culto desse último domingo (08/05), o pastor Marcos Orati abordou o seguinte tema: “Força que brota da fraqueza”, cujo texto base é o de 2 Coríntios 12:1-10 .
“Não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe). Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 2 Coríntios 12:1-10 
Queridos, o texto nos fala de um homem que teve uma experiência marcante com Deus. Um homem que tinha tempo a sós com Deus. Seu nome era Paulo. Ele tinha vivência e experiência com Deus, que se revelava a ele através de visões e revelações, como as citadas no texto.
 
Paulo nunca quis trazer os holofotes para ele, tinha um espírito humilde. Queridos, a pior coisa que existe nos dias de hoje são pessoas que querem se vangloriar, quer seja na igreja ou na profissão. Pessoas que começam a pisar nas pessoas porque têm vivência, status, diploma etc...e começam a se acharem o melhor.
 
Não queiramos atrair para nós glória humana. Conserve-se no posto da humildade, nada de arrogância. Paulo tinha vivência com Deus, revelação de Deus, visão de Deus, tinha tempo a sós com Deus como ninguém. Paulo nunca quis passar o sinal vermelho.
 
Está cheio de gente que quer atrair a glória para ele e que fala o que não deve. Queridos, jamais falem além do limite, saiba até onde você fala, saiba qual é o seu espaço, fique no seu “quadrado”. Melhor é o que se estima em pouco, e tem servos, do que o que se vangloria e tem falta de pão. Provérbios 12:9.
 
Já diz o ditado: viva o luxo e morra o bucho. Irmãos, vamos ficar no nosso quadrado, debaixo da humildade, Paulo fazia questão de compartilhar as lutas dele, as vivências dele. Não sejamos cheio de cobiças, vanglórias, irritando e invejando uns aos outros. Gálatas 5:26.
 
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2:3. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. Tiago 4:16. Cuidado queridos, vigiem, vigiem sem sessar.
 
Tenham humildade. Todo crescimento deve ser para baixo. Paulo fala sobre humilhação, porque ele tinha uma tendência a ser muito orgulhoso, ele era culto, era do judaísmo, ele tinha tudo para ser o maior arrogante, mas Deus conhecia o seu coração, Deus conhece o nosso coração, querido.
 
Espinho é uma projeção pontiaguda do lenho, caule ou do ramo de uma planta, e ele serve como uma proteção. Então esse espinho que Paulo tinha, ele entendia que o colocava em contato com as limitações dele e servia para sua própria proteção. Deus sabe o que faz.
 
Satanás fez de tudo para acabar com Paulo, mas, o máximo que ele conseguiu foi o por de joelhos. Queridos, tem espinhos que não vão sair da tua vida. Você pode orar, fazer jejum, ainda mais se esse espinho for para te deixar orgulhoso. Você só vai vencer e suportar se estiver de joelhos.
 
Paulo reconhecia as limitações dele, você sabe quais são as suas? Paulo orou por três vezes, mas não adiantou, e ele começou a ver o espinho como um dom. Tem certos espinhos que Deus não vai tirar da sua vida, pois é para colocar você no devido lugar. Pra você não achar que é semelhante a Deus.
Mas, lembre-se, a graça do Senhor te basta, tudo o que você precisa é da graça de Deus. Preste mais atenção nos espinhos, eles querem te ensinar.  Jesus vai trabalhar na sua fraqueza, permita que o Espírito Santo assuma o controle da sua vida, entregue o controle para Jesus.
 
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Romanos 8:35.
 
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37. E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o Senhor aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.
 
E os homens de Israel saíram de Mizpá; e perseguiram os filisteus, e os feriram até abaixo de Bete-Car. Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:10-12
 
Diga com muita fé irmãos, até aqui o Senhor me ajudou, diante dos espinhos, dos problemas, dos desgostos, dos abusos, eu enfrento com alegria e hoje Deus me da uma oportunidade de vencer na presença dEle! Pois a Sua graça me basta!
Por: Pastor Marcos Orati