Filhos precisam de bons pais - culto 10/04/2016

Aconteceu no último domingo (10/04/16) na MLP de Fernandópolis – SP, mais uma noite incrível cheia da presença de Deus. O culto teve como tema “filhos precisam de bons pais”, que deu início a mais um mês onde toda a igreja estará voltada para esse assunto. Queridos, a família é a base de tudo, o lugar mais sagrado que tem é o seu lar, por isso é onde o inimigo mais age, pois a família é o bem mais precioso para Deus. Nesta noite, convidamos você a ver Deus como seu pai e a se ver como filho. As nossas crianças estão crescendo sobre uma influência extremamente negativa, que está envenenando esta geração. Olhem, irmãos, os dias em que estamos vivendo, olhem para a situação do mosquito da dengue que também nos contamina com o vírus da zica. Você já parou para pensar que é algo que vem agindo na descendência das famílias? É uma das doenças do século em que o principal alvo são os seus filhos, os seu descendentes. Tenham, criem um relacionamento com seus filhos, ensine-os a estarem conectados com Deus. O melhor culto, o melhor sermão começa dentro de casa. Sejam esse exemplo para eles, permita que seus filhos vejam a presença e o agir de Cristo através de vocês pais.
  “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo”. ( Isaías 41:10-12) Deus é pai e ele nos motiva o tempo todo, nunca se esqueça que existe um Deus e um pai que te fortalece.
“Porque derramarei água sobre o sedento e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas.Este dirá: Eu sou do Senhor; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá com a sua mão ao Senhor, e por sobrenome tomará o nome de Israel”. (Isaías 44:3-5)Queridos, isso só acontece se você tiver fome e sede de Deus.
“Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas.Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas”. (Isaías 54:2-3) Comece a profetizar palavras de bênçãos na sua casa, para a sua família. Pare de criticar e seja um incentivador, antes de qualquer crítica, diga a si mesmo “tem que começar comigo”. Se olhe como um vencedor, expulse o demônio da sua casa, se doe mais aos seus filhos. Se acha difícil, então faça esse voto com Deus e Ele te dará a sabedoria que você precisa.
  “Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe.E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca”. (Provérbios 4:3-5) Davi foi um bom pai para Salomão, ele o mostrava como e quais caminhos trilhar não apenas com palavras, mas com atitudes. Assim temos que ser nós, crianças e adolescentes aprendem através dos nossos atos e com a forma em que nos reportamos a eles.
“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”. (Deuteronômio 6:6-7) Persistência, você tem que ter persistência para ensinar seus filhos. Vocês, pai e mãe, são a Bíblia viva que seus filhos vão ler!
 
1º principio a ensinar aos filhos: Honrar pai, mãe e autoridades. “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”. (Efésios 6:2-3)
  “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor”. (Levítico 19:32)  A educação começa dentro de casa e não na escola. Tem muitos pais achando que a responsabilidade da educação dos filhos é do professor; quando na verdade não é, pois são dos próprios pais. O teu filho é educado ou mal criado? Faça essa análise.
2º principio, os pais precisam ser modelos: você tem que ensinar ao seu filho que o primeiro herói da vida dele deve ser Jesus, depois vocês, pais. Diante disso quero que medite em algumas perguntas. Quem seu filho tem admirado? Seu filho diz que quando crescer quer ser como você? Você está sendo referência para eles? Eles te admiram?
3º ensine seus filhos a serem educados e bons com os outros: ensinem a serem amáveis, cordiais, mansos de coração, a dividir um prato de comida com alguém, a serem gentis e a se preocuparem com pessoas. Ensine seus filhos a terem caráter. Muitos pais querem que seu filho tenham dons, mas investem na vida profissional deles e se esquecem da espiritual.
Queridos, os dons não são seus, mas sim de Deus. Antes de qualquer coisa eles precisam ter caráter. O que chama a atenção de Deus é o caráter da pessoa, então ensine seus filhos a serem gratos, a se contentarem com o que tem. Gratidão e felicidade andam de mãos dadas.
Ensine seus filhos que nem sempre eles terão o melhor desta vida. Ensine-os a serem honestos, trabalhadores e a discernir entre amizades boas e ruins. Ore para que eles tenham bons amigos. “O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece”.(Provérbios 10:4) Ensine seu filho a trabalhar e a estudar.
“O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune”.(Provérbios 28:20). Ensine seu filho a ser fiel no dízimo e nas ofertas, pois são princípios importantes para que a gente vá bem na vida. Por fim, ensine seu filho a ter um coração perdoador, o perdão começa dentro de casa, evite difamar diante dele quem quer que seja. Bondade, pureza, amabilidade, honestidade e outras qualidades que ornamentam o caráter, não são dádivas, não nascem conosco elas são conquistadas, você não nasce bom, mas conquista a bondade. Também não nascemos amando, mas o amor de Deus pode ser derramado em nosso coração, através da oração, bem como outros frutos do Espírito, descritos em Gálatas 5.22.
 
”A personalidade tem o poder de abrir muitas portas, mas somente o caráter pode mantê-las abertas”. (Elmer G. Letterman) Filhos precisam de bons pais, invista neles!
Por: Fernanda Beluco